segunda-feira, 20 de maio de 2013

Começa hoje a Semana Mundial do Brincar


O brincar é um direito garantido pelo Artigo 31 da Convenção sobre os Direitos das Crianças. Desde 1999, a UNESCO, na 8ª Conferência Internacional de Brinquedotecas, realizada em Tókio, instituiu a data de 28 de maio como o Dia Mundial do Brincar.

A Ong Aliança pela Infância no Brasil incentiva e promove atividades durante a semana que antecede a data mundial. São manhãs e tardes de brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates, sempre com o tema do brincar. Seu objetivo é contribuir para o aumento da sensibilição e da consciência sobre a importância do brincar e o respeito que devemos ter por esta ação e compartilhar o impacto das conseqüência de termos cada vez menos tempo para esta ação na infância.

Segundo a instituição, “o foco é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem. Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos entre outras coisas e passam menos tempo ao lado deles.


Chamamos de tempo de qualidade aquele que os adultos passam com as crianças, quando eles estão presentes com atenção e com amorosidade. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada. Nada mais.”

"1. Os Estados Partes reconhecem à criança o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e atividades recreativas próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística.

2. Os Estados Partes respeitam e promovem o direito da criança de participar plenamente na vida cultural e artística e encorajam a organização, em seu benefício, de formas adequadas de tempos livres e de actividades recreativas, artísticas e culturais, em condições de igualdade.”

(Artigo 31, Convenção sobre os Direitos das Crianças)
Para saber mais:

Blog Semana Mundial do Brincar - Clique aqui

Convenção sobre os Direitos das Crianças - Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário