quarta-feira, 20 de março de 2013

Universidade Federal Rural - Campus Nova Iguaçu elege nova direção

Os professores Alexandre Fortes e Márcia Pletsch foram eleitos, respectivamente, diretor e vice-diretora do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural - Campus Nova Iguaçu. O resultado foi divulgado na última sexta-feira, dia 15/03. A chapa 'Diálogos' encabeçada pelos dois professores obteve 65% dos votos. 

Alexandre Fortes é formado pela UNISINOS (1987), possui mestrado (1994) e doutorado (2001) pela Unicamp. Realizou pós-doutorado na USP (2003-4) na UFRJ (2005) e na Duke University (2011), onde também realizou Bolsa Sanduíche (1997-8) e atuou como professor visitante, com apoio da Fundação Mellon (2012). Ingressou no Instituto Multidisciplinar em 2006 como professor adjunto da área de História Contemporânea no Departamento de História e Economia. É membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq.

Márcia Pletsch, é doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ.
Ferreirinha e a coleta de assinaturas - Calçadão de N.Iguaçu, 2003
Na luta com os estudantes, no Calçadão de Nova Iguaçu

A luta pela conquista de uma universidade pública para Nova Iguaçu completa uma década neste ano de 2013. Lançada na Câmara Municipal e coordenada pelo vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), a 'Campanha Pela Implantação de Uma Universidade Pública' teve início em 2003 e envolveu igrejas católicas, evangélicas, sindicatos, associação de moradores, pessoas no calçadão de Nova Iguaçu, na porta dos supermercados, terminais rodoviários, recolhendo cerca de 100 mil assinaturas no abaixo-assinado que foi entregue ao presidente Lula e ao ministro da Educação. 

O senador Lindbergh Farias (PT), na época deputado federal, teve grande participação na vinda da Universidade. O deputado federal Jorge Bittar (PT), foi outro grande amigo do movimento, pois recepcionava hospedava a coordenação da campanha e marcava as agendas em Brasília.

Hoje o Campus Universidade Federal Rural em Nova Iguaçu conta com dez cursos e cerca de três mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário