quinta-feira, 14 de março de 2013

Hoje é Dia da Poesia – aniversário de nascimento do poeta Castro Alves

A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.

Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.


Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera. Para ler parte da obra de Castro Alves, clique aqui!

Como este é ano dedicado a Vinicius de Moraes, grande poeta brasileiro que completaria 100 anos de vida em agosto, fica aqui a homenagem do Blog do Ferreirinha a todos os poetas do Brasil, do Mundo e, claro, de Nova Iguaçu.

Abaixo uma linda poesia de Vinicius, que se tornou música com a parceria com o compositor Toquinho:

A Porta


Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.

Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!


Para ler uma parte da obra poética de Vinicius de Moraes, clique aqui!

Abaixo segue uma poesia de Lirian Tabosa, poeta iguaçuana, com 5 publicações, entre elas “Libertas quae sera tamen” e “Pequena mostra poética”. Para conhecer mais da obra de Lirian Tabosa, clique aqui!


GLÓRIA AOS POETAS
Nesta glória diária,
gloriando vão os protestantes.
O dia é uma glória
A noite, outra glória.
Vamos gloriar!
Glória aos poetas. aos artistas.
Glória à poesia nas ruas, nas praças
e paz nos bares onde estão os poetas

fazendo versos para sua imortalidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário