sábado, 12 de janeiro de 2013

Tradição cultural: Hoje tem encontro de Folias de Reis no Caonze, em Nova Iguaçu

Acontece neste sábado, dia 12/01, o 8º Encontro de Folias de Reis, no bairro Caonze, em Nova Iguaçu. O evento será realizado a partir das 21 horas, no Largo do Samuca, na parte alta do bairro.

O encontro que já se tornou uma tradição na localidade, costuma reunir entre dez a doze folias, animadas com palhaços e cantadores. No último encontro, no ano passado, cerca de 1500 pessoas prestigiaram o evento, que  acontece sob a organização de Edson Sígolo e Cosminho Sígolis, moradores do bairro e amantes da tradição que mantém viva a cultura de um povo.

Folia de Reis, o festejo trazido ao Brasil pelos portugueses, é comemorado até hoje em diversos municípios do interior do Rio de Janeiro. Para manter a tradição viva, os grupos de Folia de Reis se apresentam sempre no início do ano para exaltar a visita dos três Reis Magos a Jesus na manjedoura, datada em 6 de janeiro.

Esta cultura católica consiste em grupos de dança, de visual folclórico, que batem de porta em porta tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis”, ou, os três Reis Magos (Belchior, Balthazar e Gaspar).


Nenhum comentário:

Postar um comentário